mulheres na oceanografia

Sobre a exposição fotográfica

A exposição fotográfica virtual “Mulheres na Oceanografia” é uma iniciativa do grupo que desenvolve o Projeto de Cultura & Extensão Mergulho na Ciência USP, que incentiva a inserção das meninas do Ensino Fundamental na Ciência, e mostra a importância da Ciência em nosso cotidiano e para o desenvolvimento do país.

A exposição apresenta fotografias com destaque para as mulheres, incluindo graduandas, pós-graduandas, pós-doutorandas, funcionárias e professoras do Instituto Oceanográfico da Universidade de São Paulo (IO-USP), trabalhando em laboratórios, congressos e expedições científicas. As fotografias são organizadas em ordem cronológica, desde 1954 até o ano de 2019, e contêm o(s) nome(s) da(s) cientista(s) em destaque, o ano e o local.

Ressaltamos que essa é apenas uma pequena amostra do universo feminino na Oceanografia do IO-USP, e que a Ciência oceanográfica só é possível devido ao trabalho em equipe, com a colaboração e participação de todos. Nossos principais objetivos, com essa exposição, são homenagear todas as mulheres das diferentes áreas da Oceanografia e chamar a atenção para a importância da diversidade em qualquer área científica.

Agradecemos imensamente a contribuição de cada pessoa que gentilmente nos forneceu lindas e valiosas fotografias para essa exposição.

Mergulho na Ciência USP

 

mulheres na oceanografia

Logo_mergulho_oficial.png